a) da importância do que dizemos;
b) da nossa cultura pessoal;
c) da cultura pessoal do nosso interlocutor;
d) da classe social a que emissor e recetor pertencem.
Assim, é possível identificar vários níveis de língua
Níveis/registos de língua
| literário |
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| cuidado |
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| corrente, normal, médio |
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| familiar |
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| Calão |
Nível | popular | gíria |
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| regionalismos |
| linguagem técnico-científica |
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Nas cartas, a Clarice e a Tia Lu/ Raquel, mesmo se se usa a linguagem escrita, as marcas de oralidade, próprias da linguagem oral abundam. Podemos identificar um nível de língua familiar. A jovem Clarice escreve inicialmente à personagem do livro que acabou de ler, a Raquel, e depois percebe que atrás da Raquel há a tia Lu. A intimidade, primeiro com a personagem e depois com a tia Lu, é indiscutível e por isso há uma proximidade que leva ao nível familiar. As expressões são simples, há uma forma despreocupada e não há muita atenção à correção gramatical:
- "Clarice, adorei sua carta." (p. 41)
- "Vê lá se eu morasse numa casa dessas com quintal e com um pessoal bacana se eu ia ficar muda! Eu, hein?" (p. 41)
- "Agora eu tenho que ir, porque o meu pessoal tá me chamando pra jantar." (p. 42)
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